quarta-feira, 16 de março de 2011

Agonia e glória


“E vieram todos por fim,
Ao todo uns cem,
E não pode domá-lo
Enfim, ninguém.
Que ninguém doma o coração de um poeta.”
(Augusto dos Anjos)
 
Quero falar do que já não importa; redes, amuradas, homens trabalhando duro e o vento zunindo cantigas de guerra em nossos ouvidos. Horas há em meio a luta, que o sangue corre tão rápido e incandescente, que o rum mais puro ou a cachaça mais barata não conseguem se lhe comparar.

Delírios...
(Hulk não tem amigos!) Textos ainda não escritos atravessam as lembranças do que vou viver. Pernas esguias, lâminas afiadas entre as costelas, profundos mergulhos na goela escura do mar. Corsários e bucaneiros em confiança de lobos na neve; ao primeiro sol se devorarão entre gritos de dor e toques de fanfarra. (O herói não tem amigos, admiradores talvez, prontos a aplaudir outros heróis. Mas ninguém para dividir o pódio.)

         Ao primeiro contato com a corrupção (note bem) os cães já deixarão de te abanar a cauda. E pode esquecer a idéia do potro xucro, este jamais se te entregará. (Somente a solidão, essa pantera...(A.A.)) Teu suor não poderá mais regar a terra, e o sal das tuas lágrimas não mais servirá de pasto às borboletas, e perderás todo o direito ao cemitério dos elefantes.

(Hulk não tem amigos!) O ser humano mais próximo ao herói, aquele que lhe é mais chegado, o único a devotar um sentimento puro, é o vilão. Ah! Abençoada seja a faca do inimigo que tenta penetrar tuas costas na noite escura.

Mas, de que servem heróis sem uma luta, ou adversários à altura ? (Herói aposentado vira síndico só para discutir com o bombeiro?)
Bendito seja o punhal que te será fiel até seu intento final...

(Hulk não tem amigos!) Contam que os hunos iam guerrear cantando, e todo dia era um bom dia para morrer.

2 comentários:

  1. Sempre que venho aqui no blog ler seus textos, fico algum tempo digerindo o texto, pensando no que comentar...As vezes a reflexão segue dias embora o comentário venha seguida a postagem. Gosto disso, sentia falta, desde que encerrei os periodos de filosofia na faculdade, de ler algo que desafie a mente, que te faça reler frases, dar vários sentindos aquelas determinadas palavras, que te faça pensar e repensar o sentido da pretensão do autor ao escrever aquelas linhas... Seus textos fazem isso, são o desafio intelectual de uma mente afiada que passou a nos regalar com suas reflexões.
    Continue nos presenteando!
    Um beijo,
    Ju.

    ResponderExcluir
  2. Tio, queria um favor seu! Eu tô fazendo um especial com todas as pessoas que eu conheço, que moram em cidades que vão receber a copa, para fazer um texto sobre a construção do estádio, como a cidade está se preparando, se as coisas estão sendo levadas a sério, etc! Já consegui SP, BH, Cuiabá e vou tentar Salvador agora. Se você tiver afim de me ajudar, fique a vontade!

    Bjs e parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir