terça-feira, 25 de setembro de 2012

De mequetrefes e suínos

Mequetrefe: 1. Pessoa reles, sem caráter.2. Pessoa intrujona.3. Pessoa intrometida.4. Pessoa sem importância. (Dic. Aurélio On-line)
Quebro um longo jejum de palavras, em função do tão debatido “Mensalão”, ou melhor, de um de seus pivôs, ter distribuído declarações, divulgadas pela revista Veja da semana passada, onde o publicitário Marcos Valério reclama de que só “os mequetrefes” estão sendo julgados.
Ora, e era para ser diferente? E não foi para isso que foram criados os mequetrefes, para pagar a pena de poderosos? Não é essa a lei que rege a mequetrefaria? Não é o mequetrefe o intrujão sem-caráter que põe suas rosadas faces para levar os tapas?  Não explicaram direito o contrato da patifaria, ou em querendo ser o ultra patife, se arroga agora o direito de ser um réu acusador?
Lembro-me de alguns fatos curiosos, desse amontoado de nojeiras que agora se julga. Lembro-me de um Roberto Jefferson dizendo ter sido Marcos Valério um dos “articuladores e criadores” do mensalão, trazendo uma experiência de outra cidade que já havia dado certo, e estendendo esse seu conhecimento em nível nacional.
Lembro-me de reportagens, mostrando a boa vida que o Mequetrefe então levava; viagens internacionais, a rodo, criação de cavalos de hipismo, vinhos importados, almoços e jantares no melhore restaurantes daqui e d’além mar.
Será que, sendo nascido e criado no glorioso estado das Gerais, nunca passou pela sua lustrosa e escovada cabeça, a incrível semelhança entre sua vida boa, e a preparação de suínos para o Natal?
Pega-se o leitão, trata-se bem o leitão, as melhores rações e forragens são dadas ao leitão, evita-se mesmo que ele vá à lama, dando-lhe constantes banhos pra refrescar e separando-o do resto da porcada.
Tudo isso, tendo por um só objetivo, abatê-lo, sangrá-lo, estripa-lo e servi-lo assado para deleite de convivas e familiares. Há até um prévio aviso; dias antes do abate, o leitão é castrado, para que a testosterona não estrague o sabor da carne. Não pode o leitão reclamar, para isso foi criado.
Não pode o mequetrefe espremer-se em agonias prévias, tudo que lhe for feito (a partir do momento da denúncia), já fazia parte do contrato. Sem mudar uma só letra.
Prepare a foto, e distenda os maxilares. A maçã está pronta, o forno pré-aquecido, e o porco prontinho para o abate. Engulam esse indigesto prato.

Um comentário:

  1. Acostumado com a boa vida o leitão pensa que é rei, daí a surpresa!!! Te Lasca porco... mais um pobre Fausto ludibriado pelo promissor pacto maligno.

    ResponderExcluir